Porém, muitos ficaram decepcionados com o que foi apresentado na pista de uma forma geral, pois com 15 bandeiras amarelas, só os torcedores mais fanáticos não apresentavam sinais de sonolência. Salvo alguns momentos da corrida que fizeram ao menos com que não fosse protestado à devolução do dinheiro.
A corrida foi vencida por Nicko Papalexiou, dono do carro #33, que mais uma vez não cometeu erros, mantendo-se assim na liderança do campeonato com 687 pontos, 23 a mais que Pires e 32 que Velecico.
Logo no inicio da corrida, a equipe do Pole Position Alexandre Velecico se agitava nos boxes devido a perda de comunicação com o carro em pista. Desta forma foi inevitável que o piloto do carro #45 deixasse a liderança da prova e seguisse para o pit, onde foi detectado que o chip da telemetria havia se soltado. Para a sorte de Velecico, logo que ele entrou no pitlane a 1º
YF foi disparada, permitindo com que ele perdesse "apenas" 2 voltas em relação ao líder até que problema fosse solucionado.
Lá na frente seguiam Nicko em 1º, Pires em 2º, Rezende em 3º, Rangel em 4º e Maia

fechando o top-5. Na relargada Velecico alinhou atrás do
Pacecar com Nicko ao seu lado devido ao DFR, o que lhe permitiu disputar a
T1 e sair a frente do líder da prova, para então, estar apenas 1 volta atrás.
Nos momentos de Bandeira verde, a corrida seguia em ritmo alucinado com os pilotos tentando ultrapassagens a todo custo, o que consequentemente faziam as Bandeiras amarelas serem acionadas. E em uma delas, Velecico se beneficiou com um “Lucky Dog” retornando a mesma volta do líder, alinhando ao fim do pelotão. Foi quando a corrida começou a passar sinais de que teria um pouco de emoção, já que Velecico e Nicko (que aproveitou a YF para fazer sua primeira troca de pneus) eram os mais rápidos da pista e teriam trabalho para retornarem a suas posições de origem.
A cada volta o Número #33 e o #45 subiam na torre de posições, mas Velecico

novamente foi avisado que teria de ir para a garagem recolocar o chip de transmissão, obrigando-o a recomeçar a escalada. Já Nicko conseguiu voltar à liderança da corrida e parecia tudo tranqüilo até as voltas finais, quando Velecico, após novas YF seguidas de “Lucky Dog”, brilhantemente aparecia na terceira colocação e com o carro em condições melhores de que Pires e Nicko. Depois de algumas tentativas bem resistidas por Pires, Velecido passou em segundo e partiu com tudo a caça de seu rival, estando bem próximo de conquistar a liderança que resultaria na sua vitória. Só que, andar com a “faca nos dentes” pode trazer conseqüências negativas. Na volta 117 de 120, no final do último
RBTTL Velecico pois fim a um brilhante trabalho, perdendo a traseira do carro e batendo no muro.

Nicko recebeu a bandeirada com Pires em 2º, Pereira em 3º, Velecico em 4º e Machado em 5º. Com o resultado a classificação ficou da seguinte forma:
1º #33 N Papalexiou (GTR) 687 pts
LBN NEWS: Parabéns por ter vencido esta etapa. Com a primeira "perna" da temporada concluída, o número de candidatos ao título vai se afunilando e você sem dúvida deve estar na disputa na parte final do campeonato. Qual a tática daqui em diante?
N.Papalexiou: Obrigado. Agora com relação a tática, será a mesma aplicada até o momento, procurar manter uma constância na pista e esperar pelo erro alheio (que tem sido uma constância) o que me dá margem de administrar minha corrida.
LBN NEWS: Etapa complicada devido a uma quantidade de YF que passou dos limites da paciência de todos. Em sua opinião, por que pilotos habilitados a disputar está categoria principal da Liga, dentro da chave com ajudas liberadas, permitem que 15 YF sejam acionadas em 120 voltas de corrida?
N.Papalexiou: Realmente a etapa foi complicada, visto o que a Light vem apresentando até agora, mas tudo tem um motivo de ser. Tivemos 18 pilotos na última etapa, 18 problemas diferentes, 18 estratégias e uma pista complicada. Não deveria ser assim mas também não vejo como poderia ser diferente, afinal isso é Nascar e temos dias excelentes e outros desastrosos e esse mix faz com que a adrenalina aflore a cada "gentlemans start your engines".
LBN NEWS: As características da pista contribuiram ?
N.Papalexiou: Pista técnica, com uma entrada de curva forte caindo rapidamente para um contorno lento afins de ter uma saída forte e assim sucessivamente, o que faz com que um toque no freio depois do ponto ideal o carro escorregue ligeiramente para direita, ou tocando alguém que vem no "two wide" e ou perdendo preciosos centésimos de segundos do carro a frente e na tentativa de recuperar o tempo perdido, perde-se mais tempo ainda pois outras escorregadas virão. Esse tipo de pista exige além de técnica, paciência, muiiiiita paciência.
LBN NEWS: Vocês seguem para Kansas, onde realizarão a 5º etapa. O que você tem a dizer sobre este oval?
N.Papalexiou: Pista rápida, com um bom consumo de pneus para quem não cuidar, diferentemente de New Hamphshire onde as curvas são de baixa em Kansas as curvas são de média-alta o que faz com que uma configuração desalinhada ou uma forçada errada de curvas consuma muito pneu, reduzindo gradativamente a velocidade final e te mantendo distante dos demais pilotos. Uma saida de curva na T1 e
T2 onde o carro balança demais principalmente se vem sendo acompanhado de perto por outros pilotos e é comum o da frente se perder ou tocar o muro e quem vem atrás acompanhar e ou envolver-se por não haver tempo de reação. A pista não é tão larga qto parece ser pois para andar rápido voce tem que acompanhar o traçado da pista não permitindo que faça mudança brusca de trajetória diferente de Michigan onde existem 2 ou 3 caminhos a serem seguidos numa curva dependendo do ângulo de entrada.
Sugiro cautela e paciência para que tenhamos um evento como foram as primeiras corridas. Não digo que o piloto não deva ser arrojado e se conforme com a posição que se encontra, digo que ele deva estar feliz de ter tirado o máximo possìvel de seu carro diante das condições apresentadas e sem prejudicar um outro companheiro de pista e com certeza ele vai se sentir bem melhor ao término dessa e de outras corridas que estão por vir.
É isso aí, com isso terminamos nossos trabalhos em New Hampshire e seguimos com a caravana da Light Series para Kansas City.
Até lá e Boa Sorte a todos!