A categoria se destaca pela rivalidade (mais do que declarada) entre dois pilotos fortíssimos canditados ao título: A. Xavier, da Brazil Motorsports, e C. Dytz, da Jaguar Racing. Ambos chegaram em Michigan com uma vitória cada e brigando pela ponta do campeonato (Xavier com 365 pts e Dytz com 316 pts, respectivamente, primeiro e segundo colocados até então).
Para aumentar ainda mais essa rivalidade, na etapa anterior, em Watkins Glen, tivemos como pano de fundo um acidente envolvendo os dois pilotos. Com tudo isso em jogo, todos esperavam que a vitória, mais uma vez, não escaparia a um deles.
Mas escapou. Em Michigan a história foi diferente. Um acidente envolvendo novamente os dois rivais acabou tirando ambos da prova. E um novato, recém promovido da ASA Series, roubou a cena no final.
Isso mesmo, J. Foitte foi o grande nome em Mich. O estreante da equipe CTR pilotou muito para conquistar sua primeira vitória na carreira e de quebra assumir a liderança no campeonato juntamente com Xavier (480 pts cada).
No qualy, como sempre, a briga pela melhor volta foi bastante apertada, com os quatro primeiros separados por apenas 0.154 milésimos. C. Dytz garantiu sua primeira pole na temporada com o tempo de 36.431s. Em segundo ficou C. Mello, da Greenflag, com o tempo de 36.540s. A. Xavier e P. Pin fizeram a segunda fila, e T. Mello e M. Massa a terceira.
A corrida prometia altas disputas e logo na volta 2, na principal delas, Dytz e Xavier acabaram se estranhando na pista, provocando a primeira das quatro bandeiras amarelas disparadas ao longo da prova. Dytz perdeu a traseira na curva 2 e Xavier, que vinha logo atrás, não conseguiu segurar a tempo da colisão. Os dois foram parar no muro e o acidente foi alvo de protestos por ambas as equipes. Vários outros carros também se envolveram no acidente, entre eles B. deAlmeida e P. Gonçalves.
No retorno da verde, mais 4 voltas e nova bandeira amarela. Desta vez P. Gonçalves estoura o motor do seu Charger #157 derramando óleo pela pista. Nessa hora, Foitte aproveitou para reabastecer e colocar pneus novos, adotando uma estratégia diferente. Mais tarde, com a ajuda de mais uma amarela, o plano acabaria dando certo.
Aliás, no resumo das bandeiras amarelas, apenas duas foram provocadas por
acidentes. A primeira delas na volta 2, envolvendo os dois rivais, e depois outra na volta 66. As demais foram acionadas por estouro de motor: P. Gonçalves na volta 10, e R. Mello na volta 78.
Após a segunda amarela, tivemos uma perna longa em green. Foram 52 voltas com o pé embaixo e várias disputas por posições.
C. Mello e T. Mello pularam logo na frente, imprimindo um ritmo forte. Na seqüência, seguindo de perto os irmãos da Greenflag, vinha M. Massa do Fusion #107 e M. Pires do Monte Carlo #264.
A pressão era grande sobre os ponteiros. Porém T. Mello seguia firme na segunda colocação como fiel escudeiro do irmão, protegendo Cássio dos ataques de Massa. Na volta 19, Massa colocou por dentro no final da reta oposta, mas levou um “X” de T. Mello logo em seguida. Manobra sensacional, o que demonstrava a força dos carros da Greenflag.
Na volta 24, M. Pires tomou a terceira posição, aproveitando de um descuido de Massa na saída da curva 4. A Greenflag posiconara seus três carros nas três primeiras posições. Seria difícil batê-los.
Enquanto isso, lá atrás, Foitte abria caminho aproveitando dos pneus novos. Na volta 35 ele colocou por fora nas curvas 1 e 2 para assumir a quinta posição em cima de C. Martino. Cinco voltas mais tarde, já era o quarto, ultrapassando F. Amaral no final da reta oposta.
J. Foitte, F. Amaral e F. Santos, respectivamente, quarto, quinto e sexto colocados, formaram o pelotão de ataque aos três primeiros.
Restavam os carros da Greenflag, que naquele momento estavam disparados na frente. Os únicos meios de detê-los seria tirar a diferença no braço, ou contar com a sorte de uma bandeira amarela.
Mas depois de 48 voltas, nem sinal da amarela. Alguns pilotos já estavam no limite do combustível e as paradas foram feitas em green. Entre os ponteiros o primeiro a parar foi C. Mello na volta 48. T. Mello parou na volta 49 e M. Pires na 56.
Foitte, no entanto, tinha uma estratégia diferente e procurou permanecer o maior número de voltas na pista. A equipe o chamou somente na volta 63, devolvendo-o em quarto lugar.
Após as paradas, as posições haviam se invertido. T. Mello ocupava a liderança, seguido de C. Mello em segundo e F. Amaral em terceiro. Ainda assim, com pneus mais novos, Foitte tinha condições de tirar a diferença.
Porém a sorte sorriu para o seu lado, e uma bandeira amarela providencial na volta 66 foi acionada, quando F. Santos, R. Mello e R. Kuhnen se enroscaram na reta principal. Seria tudo ou nada nas 10 voltas finais.
Na relargada, Foitte tracionou melhor e se posicionou por dentro de seus adversários. No final da reta principal, numa manobra fantástica, ele já era o primeiro, assumindo assim a liderança para não mais deixar.
Outra bandeira amarela há 2 voltas do fim veio apenas confirmar a vitória.
Ao final das 80 voltas, J. Foitte cruzou em primeiro, seguido dos irmãos C. Mello e T. Mello. Na quarta posição, confirmando a boa fase, chegou F. Amaral, com M. Pires da Greenflag fechando o T5.
Em meio à festa no pódio, entre mecânicos e companheiros de equipe, conseguimos chegar até o grande vencedor:
LBN NEWS: Jeff parabéns. Depois de passar pelos difíceis testes da “Escolinha” (onde foi aprovado em fevereiro deste ano), depois de sua primeira temporada na ASA Series (onde teve um semestre de aprendizado), você alcança agora a sua primeira vitória na carreira. Conte-nos um pouco sobre a emoção de vencer numa das principais categorias da LBN ?
J.Foitte: Cara, não aguentava mais de ansiedade para poder desfrutar deste momento e de ser entrevistado por uma vitória. Foi fantásico! (risos) Na ASA achei que tinha condições de lutar pelo título. Engano meu, não estava preparado. Foi um tanto triste, mas hoje estou muito contente por não ter deixado de tentar e de treinar cada vez mais para finalmente conquistar o primeiro dos meus objetivos na liga. FANTÁSTICO!
LBN NEWS: Sobre a corrida, tivemos relativamente poucas bandeiras amarelas e vários pilotos com estratégias diferentes. Você era nitidamente um dos mais rápidos e mesmo assim preferiu uma estratégia diferente da dos líderes. Qual foi realmente o fator determinante para a vitória?
J.Foitte: Logo no início Xavier e Dytz se enroscaram e a corrida ficou aberta. Na primeira
YF, logo após o
RBTTL, errei e rodei, indo para o fim da fila e com os pneus gastos. E foi neste momento que boa porcentagem da vitória veio, pois o Kuhnen (R. Kuhnen, seu companheiro de equipe) “me disse para ir trocar os pneus, pois perderia uma posição apenas. Então a corrida seguiu e eu tinha umas quinze voltas a mais para gastar enquanto aguardávamos uma YF, que não veio e todos paramos em green. Na relargada para as dez voltas finais, o Amaral não largou bem e coloquei inside, e logo vi que os Mellos perderam tração, de quarto fiz a
T1 em primeiro e disse, ‘agora eu levo’. E há duas voltas do fim saiu outra YF, me permitindo reduzir os batimentos cardíacos e gritar de euforia pela primeira vitória.”
LBN NEWS: Este semestre se esperava um domínio total dos dois pilotos mais experientes, é claro Dytz e Xavier, que eles fossem pular na frente e não dar chances aos demais... No entanto, não é isso que temos visto. Após três etapas, tivemos três vencedores diferentes e o campeonato está totalmente embolado. Pensa no título, agora que assumiu a liderança?
J.Foitte: Os acontecimentos até aqui me fazem dizer que sim. Não há dúvidas de que Dytz e Xavier são superiores, mas ambos estão disputando o posto de favorito a cada curva, ocasionando incidentes como o de Michigan e o de Glen. Eu fui segundo em Indi e agora venci em Michigan, uma pena ter perdido pontos em Glen. Mas penso que se andar sempre pelo pelotão da frente, vou marcando pontos e se eles se enroscarem novamente, posso adquirir mais ‘gordura’.
LBN NEWS: Expectativas para New Hampshire ?
J.Foitte: Ahhhh… Sou fã assumido de short tracks. Michigan eu não esperava quase que nada, não é meu estilo favorito. Vou correr para buscar mais um Top5 e se derem bobeira... belisco outra.
LBN NEWS: Mais uma vez parabéns pela bela vitória.
J.Foitte: Valeu a todos que acreditaram em mim, principalmente o pessoal da CTR. Tenho muito a evoluir e sei que só treinando se chega lá. Obrigado e fico feliz por poder responder às perguntas do LBN News.
Link dos melhores momentos, by J. Foitte:
http://www.youtube.com/watch?v=GOHBPxuUuyw
O campeonato de pilotos pega fogo. Foitte e Xavier dividem a liderança com 480 pontos, apenas quatro à frente do terceiro colocado, C. Mello. Após três corridas é possível dizer que não há favoritos na ARCA Series. Confira a classificação dos dez primeiros: